Fazer o exercício da forma correta é tão importante?

pexels-photo.jpgAcima é uma questão muito importante para quem gasta tempo melhorando-se no ginásio a cada semana.

A técnica (forma) que você usa em todos os exercícios pode ter um papel muito importante na rapidez com que você ganha ganhos e o impacto que esses ganhos terão no seu desempenho.

O post desta semana não é um ‘passo a passo’ Guia de forma para um grande grupo de exercícios, esta é mais uma explicação completa sobre o que whos forma é, a melhor forma de tratá-lo e como corrigir eventuais pontos fracos na sua forma no momento irá beneficiar você.

O que é forma de exercício?

Para mim, em vez de falar sobre o porquê de uma forma ou técnica ser melhor que outra, quero discutir formas de aplicação prática ao treinar, assim como treinar inglês como o curso acelerador do inglês.

A forma perfeita pode ser medida e classificada em 2 grupos;

1) Usando a ROM correta (amplitude de movimento)

ROM significa a distância (alcance) ao deslocamento muscular durante um exercício em particular. Alguns exercícios como o barbell têm uma ROM muito grande e outros como o propalamento do tríceo do dumbbell curvado têm uma amplitude de movimento bastante curta.

Agora imagine uma amplitude de movimento de exercícios como um longo caminho, quanto mais você caminha ao longo desse caminho, mais coisas você vê e mais experiências você encontra.

A mesma coisa se aplica a seus músculos, quanto maior a amplitude de movimento que você usa, mais fibras musculares você recruta e, portanto, estimula.

A única diferença é que você tem diferentes pontos de pico de estimulação ao longo dessa amplitude de movimento. Esses pontos de pico são áreas de estimulação que reforçam muito mais o isolamento em um grupo muscular do que em outras partes do espectro muscular.

Para simplificar, você deve combinar toda a gama de exercícios de movimento para estimular toda uma gama de músculos e também deve usar a ADM parcial, como meias repetições ou repetições estáticas para isolar ainda mais grupos musculares individuais durante o treinamento.

2) Manter a segurança do exercício e permanecer livre de lesões.

Naturalmente, o levantamento de peso causa muito mais estresse aos nossos órgãos internos, músculos, ossos, articulações, ligamentos e cartilagem. Por causa disso, tem o potencial de levá-los a níveis perigosos.

Não usar a forma correta ao treinar com resistência é uma das razões mais comuns para essas lesões e pode ser facilmente evitada com a implementação de alguns princípios básicos.

É tudo sobre como controlar seus movimentos quando sob ‘hiperextensão

A hiperextensão ocorre quando um músculo e suas estruturas vizinhas são tomadas em sua amplitude normal de movimento, como visto nas figuras acima.

Muitos exercícios comuns de levantamento de peso reforçam uma hiperextensão leve para alcançar a amplitude total de movimento, aqui estão alguns exemplos.

Hiperextensão do ombro – Barbell / Dumbbell supino de mosca

Hiperextensão do joelho – extensões de perna / deadlifts de perna reta

Hiperextensão do cotovelo – Bicep preacher curl / tríceps

Hiperextensão da coluna vertebral – Barbell Deadlift / Lying rear leg a raises

Como você pode ver que alguns dos exercícios mais comuns têm o potencial de causar lesões, certifique-se de seguir estas regras simples ao aplicar os músculos em hiperextensão;

1) Assegure-se de que seu movimento seja lento, controlado e deliberado

2) Nunca use força explosiva em uma hiperextensão. Use a explosão para chegar ao ponto antes da hiperextensão e, em seguida, diminua o movimento

3) Se você tiver uma lesão anterior ou atual em um músculo, não o leve ao ponto de hiperextensão. Se você tiver uma boa chance de refazê-lo ou causar mais danos.

Resumindo as coisas no formulário …

Então você está fazendo o exercício corretamente?

Bem, se a sua técnica de exercício está tomando cada músculo através de toda a sua amplitude de movimento e você está no controle total do peso ao longo e mais importante através da hiperextensão, então a resposta é sim!

Mas se você estiver usando um impulso excessivo (balançando) durante um exercício, é mais do que provável que você esteja recrutando outros grupos musculares para ajudar no levantamento. Isso não aumenta suas chances de lesões por hiperextensão, mas também tira uma estimulação valiosa do músculo que você está realmente mirando.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s